Pansexualidade
Ainda que seja confundida com a bissexualidade, a pansexualidade é uma orientação sexual cada vez mais reconhecida. As pessoas, que são representadas pelo "P" na sigla LGBTQIAPN+, sentem atração por indivíduos independentemente do gênero.
Deste modo, significa que o interesse pode surgir por homens e mulheres cis e transgêneros, pessoas não-binárias, queer, intersexo ou que se identifiquem com qualquer outra identidade de gênero.
"É atração por pessoas, independente das características sexuais. É diferente porque a bissexualidade ainda está nesse espectro binário de atração: homem e mulher. A pansexualidade vem com um questionamento dessa binaridade de gênero", explicou o psicólogo Guilherme Bernardes, em entrevista à Gaucha. O especialista ainda explicou que os pansexuais também podem sofrer uma certa invisibilidade e invalidação, sendo comumente chamados de "confusos" ou "indecisos".
"É uma experiência completamente individual. Só eu posso dizer qual é minha orientação sexual e com qual gênero eu me identifico. É uma coisa muito baseada em quanto tempo me sinto assim. Se é algo contínuo, que não diz respeito ao momento que a pessoa vive, pode ser da orientação sexual, e não só um desejo. E não tem resposta certa ou errada quando a gente fala disso, porque a sexualidade humana é dinâmica e a gente muda ao longo da vida", declarou ele.
Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.