(foto: Reprodução/Globo)Relembre quais foram os beijos gays que fizeram história na TV brasileira
Um dos beijos mais aguardados da novela Três Graças, da Globo, foi exibido no capítulo desta última quarta-feira (10), entre Lorena (Alanis Guillen) e Juquinha (Gabriela Medvedovski).
O casal, que já têm movimentado as redes sociais e mobilizado a admiração até mesmo do público no exterior, comprovou que a força do sucesso entre o público também pode proporcionar impactos significativos às narrativas, em meio a série de cortes feitas sobre as histórias de diversidade nas produções da emissora nos últimos anos.
Curiosamente, se hoje uma cena de beijo entre personagens LGBTQIA+ já é vista com naturalidade nas tramas, cenas de romance entre pessoas do mesmo sexo já foram tratadas como tabu durante muito tempo. Confira a lista de beijos gays que já aconteceram nas novelas da TV brasileira:
O primeiro beijo entre mulheres das novelas aconteceu em Amor & Revolução (2011), do SBT. A trama abordava a ditadura militar e chocou com cenas de extrema violência e perseguição, cuja sequência de afetividade entre as personagens de Luciana Vendramini e Gisele Tigre é um dos maiores marcos até hoje.

Os personagens de Mateus Solano e Thiago Fragoso foram responsáveis pelo marco do primeiro beijo gay nas novelas da Globo. Ao longo da trama, o casal caiu nas graças do público junto com a rendenção do personagem que era o grande vilão da novela.

Giovanna Antonelli e Tainá Muller foram um dos maiores destaques da última trama escrita por Manoel Carlos. O sucesso foi tanto que as duas tiveram perfis de fã clubes criados, e chegaram a ter um casamento.

Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg viveram personagens que eram casadas na trama lançada como celebração pelos 50 anos da Globo, e em pleno primeiro capítulo, protagonizaram o beijo. O resultado chocou o grande público, que logo rendeu uma série de enxurrada de críticas e até mesmo campanha de boicotes. Apesar dos ataques, a união entre elas permaneceu até o fim da trama.

Na trama de Mario Teixeira, os personagens de Caio Blat e Ricardo Pereira protagonizaram a primeira cena de sexo gay da TV. A sequência mostrou os personagens trocando caricias e beijos.

Os atores Juliano Laham e Pedro Henrique Müller viveram um romance na trama que buscava representatividade em uma novela de época da Globo.

O beijo entre as personagens vividas por Regiane Alves e Priscila Sztejnman, também deu o que falar nas redes sociais, e mesmo com os vetos feitos pelo alto escalão da Globo, finalmente foi ao ar, e mobilizou a comemoração do público.

Um dos casais de maior sucesso da dramaturgia da Globo nos últimos anos, os personagens de Diego Martins e Amaury Lorenzo deram o tão aguardo primeiro beijo do casal na novela. A cena ficou entre os assuntos mais comentados das redes sociais, e os dois chegaram a se casar no último capítulo.


Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

