Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
saúde

“Mulheres com HIV podem engravidar com segurança”, explicam especialistas da SBRA

"É possível que uma mulher infectada pelo vírus HIV engravide normalmente e, para isso, é importante que ela esteja com a imunidade adequada", ressalta

Publicado em 12/05/2023

Em comemoração ao Dia das Mães, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida resolveu falar sobre as técnicas para que pessoas que vivem com HIV possam engravidar.

O último boletim do Ministério da Saúde, divulgado no dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra o HIV/Aids, aponta que, nos últimos 2 anos, a taxa de detecção do HIV em mulheres gestantes tem se estabilizado no Brasil. Em 2021, foram identificadas 8.323 gestantes com a infecção pelo vírus, o que representa um aumento de 2,7% comparado ao ano de 2020. 

O especialista em reprodução humana e membro da Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), Waldemar Carvalho, explica que, atualmente, é possível uma mulher que vive com HIV engravidar, desde que cuidados sejam tomados.

“É possível que uma mulher infectada pelo vírus HIV engravide normalmente e, para isso, é importante que ela esteja com a imunidade adequada. São realizados exames para traçar um perfil imunológico que vão identificar se essa paciente está num estado imune adequado para uma gestação, como por exemplo a verificação das dosagens do CD4 e CD8”, explica.

“Primeiramente, é importante explicar que pessoas com HIV podem realizar um acompanhamento de reprodução assistida. Já pessoas que desenvolveram a aids e encontram-se num estado de comprometimento de imunidade elevado necessitam de tratamento adequado para a enfermidade, o que as torna não elegíveis”, afirma.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade