Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
tecnologia

Novas configurações familiares permitem a formação de famílias mais tolerantes e completas

Alguns procedimentos adotados pela Reprodução Assistida possibilitaram que estas novas configurações familiares pudessem realizar o sonho de constituir suas famílias: a doação de embriões e gametas (óvulos e espermatozoides) e o útero de substituição

Publicado em 18/08/2023

Em um mundo em constante evolução, as definições tradicionais de família estão se expandindo para abraçar a diversidade em formas de amor e união O especialista em reprodução humana, Dr. Paulo Gallo, tem sido uma luz guiadora para casais homoafetivos que desejam construir suas famílias.

Gallo destaca: “Os últimos anos foram marcados por profundas modificações na nossa sociedade. E essas mudanças permitiram a formação de novas configurações familiares. Ao mesmo tempo, a evolução das técnicas de reprodução assistida veio permitir que todas essas famílias possam realizar o sonho de ter seus filhos.” 

As normas acompanham as mudanças da sociedade 

Desde 2013, o Conselho Federal de Medicina (CFM) tem atualizado regularmente suas resoluções sobre a fertilização para casais homoafetivos.  

Essas resoluções abriram caminho para que todas as famílias, independentemente de sua configuração, possam ter a alegria de acolher uma nova vida.  

Alguns procedimentos adotados pela Reprodução Assistida possibilitaram que estas novas configurações familiares pudessem realizar o sonho de constituir suas famílias: a doação de embriões e gametas (óvulos e espermatozoides) e o útero de substituição. 

Atualmente, existem duas principais maneiras de receber embriões, óvulos e espermatozoides, de acordo com a resolução do CFM: a doação anônima e a doação parental. 

A doação parental 

Corresponde a doação de gametas (óvulos ou espermatozoides) ou embriões por parentes até 4º grau de um dos parceiros, desde que não ocorra em consanguinidade. Neste caso não há necessidade de anonimato. 

A doação anônima 

A doação anônima envolve a doação de óvulos, espermatozoides ou embriões para um casal que não possa conseguir óvulos e/ou espermatozoides viáveis. Não sendo parental, a doação deve ser obrigatoriamente anônima e sem fins lucrativos. Quem doa não sabe quem será o receptor(a) e vice-versa. 

Útero de substituição  

O útero de substituição, ou “barriga solidária”, ocorre quando uma mulher concorda em carregar e dar luz a um bebê para outra pessoa ou casal. Só é permitido nos casos de impossibilidade da mulher de gerar o próprio filho (ausência ou má-formação uterina ou doença grave que possa colocar a vida da mulher em risco no caso de gravidez). 

O embrião transferido para o útero da substituta pode ser originado a partir dos óvulos e do esperma do casal que irá criar a criança, ou pode ser doado. 

As normas que regulam os procedimentos 

No Brasil, a resolução CFM nº 2.320/2022 do Conselho Federal de Medicina regula a prática da reprodução assistida e estabelece diretrizes para a doação anônima de óvulos e embriões e o útero de substituição. 

Algumas das principais regras da CFM para esses procedimentos são: 

1. A doação de óvulos, embriões, ou a gestação de substituição não podem ter caráter lucrativo ou comercial. Em outras palavras, a doadora ou a gestante substituta não podem ser pagas. 

2. A doação de óvulos e embriões deve ser anônima. A identidade dos doadores e receptores não deve ser revelada, exceto nos casos de doação parental de embriões ou gametas (óvulos ou espermatozoides). 

3. A gestante de substituição deve ter, ao menos, 1 filho vivo e ser, preferencialmente, parente em até quarto grau, ou seja, a gestante substituta pode ser mãe, irmã, tia, prima ou avó da pessoa ou casal que deseja ter o filho. Casos excepcionais, que ultrapassem este grau de parentesco, devem ser submetidos à autorização do Conselho Regional de Medicina. 

4. Todos os envolvidos no processo de doação de gametas, embriões ou gestação de substituição devem assinar o seu consentimento livre e esclarecido. 

Uma luta para realizar sonhos 

Dr. Gallo tem trabalhado incansavelmente para garantir que essas opções estejam disponíveis para todos os casais que desejam ter filhos. Seu compromisso com a inclusão e a igualdade na reprodução assistida tem sido uma força motriz em sua prática, ajudando a construir famílias onde antes havia barreiras. 

“Ao abraçar e apoiar essas novas configurações familiares, eu acredito que estamos nos movendo em direção a uma sociedade mais inclusiva e amorosa. E a minha felicidade está em saber que muitos casais homoafetivos terão um Dia dos Pais ainda mais especial”, finaliza o especialista. 

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade