Como parte da campanha “FvH (Football versus Homophobia)”, o time de futebol Altricham FC, lançou uniforme nas cores do arco-íris. A estreia das novas camisas aconteceu neste sábado (16) na partida contra o Bradford.
A ação faz parte das homenagens aos dez anos da morte de Justin Fashanu. Primeiro jogador a se declarar abertamente homossexual. Parte do lucro das vendas das camisas serão revertidos para um centro de acolhimento LGBT.
LEIA MAIS:
Salvador ganha 1º time de futebol gay; Conheça o Dendê Futebol Club
Ex-goleiro de liga internacional de futebol sai do armário com foto ao lado do namorado
“Cada pessoa com quem lidamos – seja torcedor do Altrincham, Bradford PA, FA, Liga Nacional, quem quer que seja – todos apoiaram muito o que estamos tentando fazer. Isso só mostra até onde o futebol chegou, porque não acho que seria o caso dez anos atrás, e certamente não não há 20 anos.“, explicou o diretor do clube, Bill Waterson.
Ele ainda assegurou que a resposta dos torcedores tem sido positiva. “As mensagens que recebi de pessoas de todo o mundo têm sido muito animadoras. Há um sujeito em Massachusetts que escreveu: ‘Eu gostaria que os times americanos tivessem coragem de fazer algo assim, é realmente incrível’. Também houve uma pessoa que explicou que estava passando pelo processo de transição de gênero, e não se sentiu capaz de ir aos jogos, mas agora planeja voltar. O fato de estarmos atingindo pessoas como essas é realmente muito reconfortante”, garantiu.