(foto: iStock)Tribunal de Goiás abre inscrições para casamento comunitário LGBT+ gratuito
O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) abriu as inscrições para a segunda edição do Casamento Comunitário gratuito voltado a casais LGBTQIA+, na última segunda-feira (26).
A iniciativa é realizada pela Presidência do TJGO em parceria com a Corregedoria do Foro Extrajudicial e o Comitê de Equidade e Diversidade de Gênero. As pessoas que estiverem interessadas podem se inscrever até 12 de fevereiro ou até o preenchimento do limite de 300 vagas.
A cerimônia está marcada para 22 de maio, às 17h, e será realizada na área externa do Fórum Cível da Comarca de Goiânia. O cadastro é feito por meio de formulário eletrônico disponibilizado pelo tribunal para os casais que desejam oficializar a união civil sem custos.
Dados do Operador Nacional do Registro Civil indicam que, entre 2015 e 2025, Goiás registrou 4.934 casamentos homoafetivos. Desse total, 4.707 foram civis, 126 religiosos e 101 transcrições. No mesmo período, o estado contabilizou 368.032 casamentos, com as uniões entre pessoas do mesmo sexo representando 1,27% do total.

