Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Legislação

Tribunal do Japão toma decisão sobre a proibição do casamento gay ser constitucional

O Japão é o único país do G7 que não permite o casamento gay

Publicado em 30/11/2022

Na quarta-feira (30), um tribunal de Tóquio decidiu que a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo é constitucional. A constituição do Japão definiu o matrimônio como a união resultante do “consentimento mútuo de ambos os sexos”. Porém, a forma como está só permite casamento entre homem e mulher, excluindo o casamento gay.

Segundo a Revista OESTE, foi a julgamento nesta quarta-feira, a ação formulada por oito demandantes, alegando que esse tipo de proibição viola os direitos civis. Eles exigiram 1 milhão de iens (R$ 38 mil) por danos morais.

Mesmo derrotados, o grupo ainda se sentia encorajado, pelo fato do tribunal afirmar que, embora a proibição seja constitucional, a ausência de um sistema legal para proteger uniões do mesmo sexo é uma violação de seus direitos humanos.

“Esta é realmente uma decisão bastante positiva”, disse Nobuhito Sawasaki, um dos advogados envolvidos no caso, à agência Reuters. “Embora o casamento permaneça entre um homem e uma mulher, a decisão também disse que a situação atual sem proteção legal para famílias do mesmo sexo não é boa e sugeriu que algo deve ser feito a respeito.”

No Japão não é permitido que duas pessoas do mesmo sexo se casem ou herdem os bens uns dos outros. Existe uma pressão maior no governo de Fumio Kishida, primeiro ministro, por ser o único país do G7 que não permite o casamento gay.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade