O Tumblr se encontrou em uma situação delicada nos últimos tempos. Através de seu modo seguro, acionável para não permitir que postagens com conteúdo explícito e NSFW (Not Safe For Work, ou seja, “não seguro para o trabalho”) apareçam no painel dos usuários, o site bloqueou também alguns posts LGBT, digamos, inofensivos.
Neste domingo (25), a plataforma anunciou uma atualização na política de filtragem do modo seguro, e lançou um comunicado como pedido de desculpas à comunidade LGBT e a qualquer um que possa ter sofrido com um inconveniente da função. “O Tumblr será sempre um lugar onde todo mundo é bem-vindo e está protegido, então, nós queremos explicar o que aconteceu”, avisaram eles.
Leia Mais:
Botox anal é a nova moda entre os gays de Nova Iorque
O que aconteceu foi que muitos blogs com temática LGBT haviam sido classificados por seus próprios criadores como “adultos”, e essa categoria foi renomeada sozinha para “explícito”, o que fez com que o sistema as classificassem como impróprias automaticamente. Agora, para evitar que novos transtornos voltem a acontecer, a atualização do Tumblr inclui uma mudança no modo como os posts serão classificados como seguros ou não.
A mudança se dará principalmente pela individualidade dos posts; ou seja, mesmo que a origem de uma publicação seja em um blog explícito, o que valerá é a classificação daquela postagem específica. Isso deve diminuir os erros do algoritmo até que funcionários humanos da plataforma possam avaliar a situação. Esse mesmo erro de classificação de “impróprio” ou não e a comunidade LGBT ocorreu há três meses, com o YouTube, que também se desculpou.