Casal LGBT
Uma pesquisa liderada pela área da Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está em busca de coletar dados do público acerca da violência no relacionamento entre homens gays.
O estudo em questão possui como objetivo de prevenir o tipo de violência e fortalecer a inteligência emocional, promover relações seguras e afirmar, de forma positiva, a sexualidade.
“Para homens gays esse estresse adicional acontece por conta de vivências ligadas à orientação sexual, como a expectativa e o medo de rejeição nas situações sociais, a pressão interna e externa para esconder quem se é, o preconceito sofrido no dia a dia e a internalização de forma negativa sobre sua identidade sexual. Nesses casos, pode surgir o que se chama de duplo armário”, afirmou Renita de Cássia dos Santos Freitas, mestranda Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar, e responsável pelo estudo.
Ela apontou, ainda, que é possível que a primeira dificuldade seja publicamente que está em um relacionamento com outro homem. “A segunda é falar que está sofrendo violência nesse relacionamento. Esse silêncio pode trazer culpa, vergonha e medo de ser julgado, além de dificultar a busca por ajuda, seja com amigos, família, profissionais de saúde ou apoio jurídico”, declarou.
A pesquisa oferta psicoeducação principalmente sobre Inteligência Emocional. Para participar, acesse ao formulário disponível AQUI. Todas as informações fornecidas no questionário são sigilosas e utilizadas exclusivamente para fins científicos.
Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.