CRIADO POR IA

Vídeo de Lula e Alexandre de Moraes se beijando é falso

Agências de checagem apontam manipulações gráficas e origem do vídeo adulterado, criado a partir de evento oficial em 2023

Alexandre de Moraes se beijando foi criado por IA - Reprodução/Instagram
Alexandre de Moraes se beijando foi criado por IA - Reprodução/Instagram

É falso o vídeo que circula pelas redes sociais e mostra o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes se beijando. O conteúdo foi manipulado e gerado por Inteligência Artificial (IA), como apontam análises feitas por agências de verificação de fatos.

As imagens mostra Lula e Moraes abraçados e se beijando na sequência. Algumas pessoas, ao fundo, olham para os dois e aplaudem a cena. “A legenda é com vocês, sem recursos para um advogado”, uma das publicações contém a seguinte descrição.

Vale destacar, que o conteúdo foi analisado por agências de checagem. No canto inferior direito do vídeo, é visível a marca d’água da Kling.AI, uma ferramenta conhecida por criar vídeos e imagens utilizando inteligência artificial.

Erros gráficos no conteúdo manipulado são aparentes. Há imperfeições nas imagens. As mãos das duas pessoas que estão atrás do presidente aparecem distorcidas. Já a mão do ministro nas costas de Lula, por sua vez, não tem polegar, outro indício de manipulação digital.

O conteúdo manipulado se baseou em uma cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília, no dia 21 de novembro de 2023. Na ocasião, o político entregou para Alexandre de Moraes a condecoração da Ordem do Rio Branco, dada pelo governo para “distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas”.

A foto original, utilizada para criar o vídeo adulterado, foi capturada por Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial da Presidência da República.

Confira, abaixo, o vídeo: