Preconceito

A apresentadora Patrícia Abravanel precisou corrigir seu erro contra a comunidade LGBT

Após um discurso de intolerância feito ano passado, a comunicadora precisou se redimir

Patrícia Abravanel
Patrícia Abravanel (Reprodução: Instagram)

Na última semana, o SBT começou vincular um vídeo reunindo os astros do seu canal em prol de uma campanha contra a LGBTfobia. Esta ação foi uma iniciativa da ABMLBTI (Associação Brasileira de Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Intersexos), tendo como fundamento o ativismo por meio do direito, o advocacy e a ação social para enfrentamento das discriminações por gênero e orientações sexuais.

O processo foi movido contra a apresentadora Patrícia Abravanel (Filha do Silvio Santos), em razão das suas falas ditas durante o programa que conduz no Sistema Brasileiro de Televisão pelas manhãs, o “Vem para cá”, transmitido em 01/06/21. A comunicadora disse que os conservadores tinham o direito de serem intolerantes com a comunidade LGBTQIA+, pois ainda a sociedade estava aprendendo a lidar com a diversidade.

“Nós, que fomos educados com pais mais conservadores, estamos aprendendo, se abrindo. Mas acho que também é um direito [ser intolerante]. As pessoas deviam respeitar [a intolerância]. Por que não concordar em discordar? A gente pode ter opiniões diferentes, mas tudo bem”, disse a apresentadora em pleno o primeiro dia do mês que comemoramos o Orgulho LGBT.

Com base na Lei 10.948/01, em que dispõe sobre as penalidades a serem aplicadas à prática de discriminação em razão de orientação sexual, o canal televiso foi obrigado a reproduzir em sua programação um vídeo de defesa dos direitos LGBTs durante todo o mês de janeiro. A campanha publicitária educativa tinha como exigência a participação da Patrícia. O vídeo também contou com a participação de outros personagens relevantes na emissora, como: Eliana, Celso Portiolli, Chris Flores, dentre outros.

A Lei traz clareza perante o ato errôneo da apresentadora, não há espaço para intolerância e muito menos, calma, quando tratamos de preconceito. No artigo estabelece uma punição a toda manifestação atentatória ou discriminatória praticada contra cidadão homossexual, bissexual ou transgênero. O sobrinho homossexual da herdeira do Silvio Santos e gay assumido, também muito conhecido da mídia, Thiago Abravanel, em um vídeo postado no seu Instagram criticou o discurso feito por sua tia. Em sua fala ele também exaltou o quanto as palavras ditas são terríveis, pois pessoas morrem por conta de intolerâncias como ela disse. De toda maneira, há espaço para acolher quem de fato quer construir um caminho de igualdade e respeito.     

Eu sou o Maurício de Britto, colunista de políticas públicas na coluna Politizah (Clique aqui)!

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários