O ex-jogador da NFL Ryan O’Callaghan, de 38 anos, que é assumidamente gay desde 2017, decidiu ajudar atletas que não têm apoio de seus familiares devido a sua orientação sexual. Aposentado da principal liga americana esportiva desde 2011, Ryan tem buscado auxiliar jovens da comunidade LGBTQIA+ em busca de serem atletas profissionais.
O ex-atleta abriu a ‘Ryan O’Callaghan Foundation‘, uma ONG que oferece suporte à jovens abandonados por suas famílias após assumirem suas sexualidades. “Acho que jogadores como eu, sendo francos e honestos com sua sexualidade, lembram os outros atletas mais introvertidos que eles não estão sozinhos. Espero que isso faça eles se sentirem confiantes em ser honestos consigo mesmos, com seus colegas de equipe e com os torcedores e aceitos plenamente por quem eles são”, contou o ex-atleta ao Yahoo.
Ryan conta que cresceu ouvindo insultos e desprezo por parte de amigos e familiares, quando se referiam a homens gays e que isso acabou mexendo com o seu psicológico desde a infância. “Se você é um garoto gay e ouve alguém que você ama dizer ‘viado’, isso faz você pensar que aos olhos deles você também é um viado”, disse O’Callaghan ao Outsports em uma visita a Los Angeles para sua primeira celebração do Orgulho LGBT+. “Isso mexeu muito comigo.”
O ex-jogador decidiu assumir a sua sexualidade em 2017, no mesmo ano que o ex-vice-presidente dos Patriots, Scott Pioli, que lhe deu suporte sobre a sua coragem. Desde então, ele iniciou seu trabalho na Ryan O’Callaghan Foundation para ajudar jovens gays que passaram pela mesma situação que ele enfrentou.