Preconceito

Ludmilla manda recado contra o racismo dentro e fora do Big Brother Brasil 2021

A cantora passou por uma situação preconceituosa recentemente, parecida com a que aconteceu com João Luiz

Imagem da Ludmilla
Cantora Ludmilla com o look da noite (Foto: Reprodução/Instagram)

Na noite de sábado (3), durante mais uma das grandes festas produzidas pelo maior reality do país, a atração musical foi a cantora Ludmilla, uma das principais combatentes do preconceito através de suas letras e posicionamentos. A carioca agitou por quase uma hora a casa mais vigiada do país, levando os brothers e sisters a aproveitarem os seus principais hits, principalmente, a música Favela chegou, ao qual ela utilizou para realizar uma breve introdução antes de iniciar a cantar:  

“Agora, é uma música que fala de uma coisa que o mundo está precisando, que é respeito. Respeita nosso funk, respeita nossa cor, respeita o nosso cabelo, respeita car****”, disse a Ludmilla antes de começar a cantar.

No último dia 26 de março, Lud perdeu uma ação para a Val Marchiori de maneira contestável. A socialite agrediu por ofensas racistas a carioca, quando afirmou em uma entrevista que seu cabelo “parecia bombril” em 2016. Ludmilla não deixou passar esta atitude errônea da ex participante de mulheres ricas, e moveu um processo desde então para ter reparos devido o racismo cometido. A cantora ganhou a primeira ação, entretanto, a Val recorreu e foi vitoriosa, não tendo que pagar a indenização de R$ 30 mil que tinha sido condenada a realizar. Ela alegou que a fala se tratava de ter “liberdade de expressão” em dizer o que sentia.

Ludmilla não ficou feliz com a ação e no momento através da sua assessoria de impressa acabou informando:

“É lamentável ainda que a ré comemore uma vitória sobre o preconceito, como vem fazendo em suas redes sociais. É lamentável que a branquitude celebre o horror que é o racismo. Esta decisão mostra o quão difícil é lutar contra o racismo que atinge todas as estruturas do país.”

Também durante o último sábado (3), ocorreu um episódio de desconforto no próprio BBB21. O participante João Luiz enquanto ajudava os outros integrantes do reality a vestirem as fantasias deles, Caio e Rodolffo, escutou uma fala que lhe deixou frustrado, em que um dos participantes fazia uma analogia do seu cabelo com a peruca destinada aos brothers para a fantasia. A situação deu mais gás para a cantora Ludmilla, em que juntou as duas ações afirmando para os brothers e sisters, como também para a grande audiência sintonizada ao vivo na Rede Globo “Respeita nosso funk, respeita nossa cor, respeita o nosso cabelo”. Os participantes João Luiz e Camilla de Lucas notaram a referência no momento e se abraçaram comemorando o ato.  

Ludmilla, alvo constantemente de racismo nas suas redes sociais, ter tido um posicionamento tão claro e assertivo como o destacado na noite do dia (3), mostra o quanto precisamos ser resistência em qualquer momento que exija isso. A fala de sensibilidade ao João Luiz, mostra que independente de ser alguém com muita ou baixa visibilidade, o preconceito está instaurado na nossa cultura, cabendo de maneira urgente políticas públicas de combate a essas injustiças.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários