Neste último domingo (11), pela primeira vez na história um astronauta comercial oficial do mundo pode viajar ao espaço por instantes de minutos. O protagonista do feito foi o empresário Richard Branson, dono da companhia aérea Virgin Galactic. Sua empresa foi responsável por construir o foguete em que teve está missão marcante na história, estando cravado com toda certeza nos futuros livros de estudos sobre a humanidade.
Richard viajou enquanto nos meros mortais almoçávamos tranquilamente nos nossos lares. Ele trocou o conforto de uma mesa de refeição por ultrapassar os limites da órbita, colocando seu nome na história. A VSS Unity decolou do Novo México, nos EUA e, após conquistar a altitude necessária, acionou seu próprio motor até chegar no espaço, onde permaneceu por 3 minutos.
A primeira etapa da viagem durou por volta de 50 minutos, tendo o seu retorno aproximadamente em 12h40 (Horário de Brasília). O bilionário tem 70 anos, tendo em seu currículo a gestão de 400 empresas de vários segmentos. O feito realizado por seu empreendimento simboliza como um enorme empoderamento da especie humana.
Desta forma, torna-se um passo para a possibilidade comercial de idas e voltas ao espaço, em um formato turístico. Outro bilionário em que já marcou na sua agenda uma viagem ao espaço é o dono da Amazon, Jeff Bezos. Ele irá realizar uma viagem similar de Richard na próxima semana, por sua também empresa no segmento aeroespacial, a Blue Origin.
Eu sou o Maurício de Britto, colunista de políticas públicas na coluna Politizah (Clique aqui)!