CONQUISTAS

No Dia Internacional da Visibilidade Trans, Estados Unidos passam a aceitar gênero neutro em passaportes

A partir do dia 11 de abril, os documentos impressos já poderão adotar a novidade para os americanos

bandeira trans
Bandeira Trans (Reprodução)

Nesta quinta-feira (31), durante o Dia Internacional da Visibilidade Trans, os Estados Unidos oficializaram a opção de escolher o gênero neutro nos passaportes do país. A partir do dia 11 de abril, os documentos impressos já poderão adotar a novidade para os americanos. A informação foi divulgada pelo Jornal Nexo.

O anúncio foi feito pelo governo do presidente Joe Biden, em resposta aos governadores republicanos de Oklahoma e Arizona que assinaram leis que proíbem atletas trans de participarem de esportes escolares femininos. “O governo mais uma vez condena a proliferação de perigosos ataques legislativos antitrans que foram introduzidos e aprovados nas legislaturas estaduais em todo o país”, afirmou a Casa Branca em comunicado devido aos crescentes estados aprovando leis anti-LGBTQIA+.

Vale ressaltar que em Junho de 2021, o Departamento de Estado havia afirmado que os cidadãos dos EUA poderiam selecionar seu gênero nas solicitações sem precisar enviar documentação médica. Já em outubro, o governo americano havia emitido o primeiro passaporte com a opção de Gênero X, pensado para pessoas não-binárias, intersexuais, entre outros, que seu gênero não fosse selecionado como masculino ou feminino em seu documento de viagem.