Nesta segunda-feira (10), o chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Carlos Eduardo Brandt, informou que duas novas funcionalidades do Pix devem ser lançadas em agosto deste ano. A tecnologia do Pix chegou no nosso país no ano passado, transformando o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, nos colocando como um dos melhores do mundo.
Os dois novos recursos que poderão ser utilizados, como previsto a partir de agosto, são: Pix Saque e o Pix Troco. Destinando a possibilidade aos usuários do Pix, os saques em estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviço, ampliando as opções as agências bancárias e aos caixas eletrônicos. O Banco Central (BC) também colocou nesta segunda em consulta pública as regras dos dois serviços.
Utilizando o saque Pix, o usuário poderá retirar recursos da sua conta sem qualquer transação comercial com o estabelecimento a ser pago. O Pix troco será funcional no cenário de compras de produtos ou serviços. Quando o usuário pagar por meio do Pix, o comércio poderá prever um troco em espécie e retirar o dinheiro no estabelecimento. Sendo previsto um limite máximo para saque de R$ 500 por dia.
O BC informou também que há previsto um limite de quatro saques gratuitos por mês para os usuários. Será cobrada uma tarifa por transação, a partir da quinta transação realizada. Carlos Eduardo também afirmou que há um cronograma do BC que prevê lançamento de mais serviços de pagamentos instantâneos em 2021 e 2022. Um deles, pode ser a permissão da utilização do Pix em situações que uma das duas partes (pagador ou recebedor) não tenham conexão com a internet no momento.
Tudo sobre o Pix (Clique aqui)