Apagão

Saiba por que várias redes da internet ficaram fora do ar no mundo todo

Falha global deixa inúmeras páginas da internet em instabilidade no mundo todo

O tuíte com a mensagem LGBT já alcançou mais de rede social (FOTO: Instagram)
Logomarca do Twitter (Foto: Reprodução)

Na última terça-feira (08), um apagão afetou por aproximadamente uma hora várias páginas da internet no mundo todo. A falha global deixou sem serviço alguns dos principais sites de notícia, entre eles os conhecidos EL PAÍS e The New York Times. Além da gigante da Amazon e a Reddit. As páginas voltaram ao normal após resolver o problema na rede de distribuição de conteúdo Fastly.

Quando os usuários tentavam entrar nas páginas pela manhã de ontem (08), os servidores retornavam uma mensagem identificando um erro 503. O problema foi detectado por volta das 7h da manhã, no horário de Brasília. A responsável pelo apagão foi a empresa Fastly, uma rede voltada a distribuição de conteúdo na web. Os acessos aos sites foram solucionados a partir das 8h da manhã.

Após solucionar o problema, a empresa anunciou que tinha acontecido um impacto potencial em seus serviços de distribuição de conteúdo. Porém, em uma outra atualização feita, eles informaram que ainda não tinham certeza do que resultou na pane global nos maiores sites de notícias e venda do mundo. Outros sites afetados foram o famoso The Guardian e a CNN.

A empresa é provedora de vários serviços em nuvem, na Amazon, ela fornece um serviço de imagem e emojis no Twitter, assim, afetando também a rede social no dia de ontem.