Preconceito

Transfobia: Saiba o que caracteriza uma fala transfóbica

Muitas vezes vemos pessoas soltarem ‘sem querer’ falas com viés de transfobia

Bandeira trans manchada por sangue
Bandeira trans manchada por sangue (Foto: Reprodução)

Por muito tempo atrás, o preconceito era encarado como uma piada, uma fala despretensiosa ou uma ação sem qualquer finalidade de machucar. Obvio de que isso, é totalmente contraditório de tudo que cada palavra marcava a vida de integrantes da nossa comunidade LGBTQIA+, em que sofriam com estas ações de maneira calada, silenciosa, tendo que guardar a marca de uma crueldade sem fim.

Transfobia se caracteriza como atos de preconceitos contra pessoas que se identificam como transgêneros. Quando utilizamos o termo curto “trans”, nos referimos a indivíduos transexuais e transgêneros, quanto a “fobia”, vem da aversão contra algo ou alguém. Desta forma, a transfobia é aplicada quando alguém de maneira proposital ou sem conhecimento age de maneira verbal, física ou outro meio que cause repudiação da causa trans.

Outros exemplos para definição da transfobia são atos que envolvem preconceitos contra essa comunidade, abrangendo discriminação e intolerância. Deste jeito, também incluímos comportamentos que acabam incitando violência física, verbal, psicológica ou moral contra este grupo (incluindo atos realizados virtualmente.

Por mais cansativo que seja, ao comentarmos sobre estes atos, o grande intuito é mostrar o quanto essas falas despretensiosas atingem diretamente nossa comunidade. O verdadeiro intuito deste ensinamento por este texto é proporcionar uma forma de compreensão clara do quanto falas ‘sem querer’ machucam e muito, muitos integrantes da nossa comunidade LGBTQIA+.

Eu sou o Maurício de Britto, colunista de políticas públicas na coluna Politizah (Clique aqui)!

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários