Na noite desta quarta-feira (12), saiu a pesquisa do Datafolha referente às eleições de 2022. O confronto previsto no segundo turno foi do ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva e, o atual, Jair Bolsonaro. Essa pesquisa marca um momento diferente no cenário, pois agora, Lula tem restabelecido seus direitos políticos, assim, podendo se candidatar livremente nas próximas eleições.
O líder do PT (Partido dos Trabalhadores) lidera a corrida para a presidência com 55% dos votos válidos, deixando o presidente Jair Bolsonaro com 32%. No cenário de primeiro turno, Lula tem 41%, sendo 18 pontos percentuais à frente de Bolsonaro, em que possivelmente disputará a reeleição no próximo ano. A pesquisa também considerou outros possíveis candidatos.
Entre moradores do nordeste, o Ex-presidente se consolida com 56% de intenção de votos. Na sequência, ele tem 51% entre quem tem ensino fundamental. O terceiro maior grupo que volta em Lula é dos trabalhadores que ganham até dois salários-mínimos com 47%. No cenário religioso, ele tem expectativa de 35% de votos entre evangélicos. O líder petista tem 26% entre empresários e 18% entre quem ganha mais de dez salários-mínimos.
O atual presidente Jair Bolsonaro entre empresários tem 49% das intenções de votos. Entre quem ganha de cinco a dez salários-mínimos ele possui a expectativa de 30%. Entre os moradores do sul tem 28%. Com 16% entre as pessoas que estão desempregadas, ou seja, procurando emprego atualmente. Por fim, com 14% entre pretos. Outro ponto relevante é de que Lula aparece à frente de Bolsonaro até na pesquisa espontânea.
Nos acompanhe na coluna Politizah (Clique aqui)!