(foto: iStock)Botox no saco? Saiba o que é scrotox, e quais os riscos do procedimento
O scrotox, também conhecido como harmonização escrotal, é a aplicação do conhecido botox na região dos testículos. O objetivo é o mesmo de do método em outras partes do corpo, em que o introduz a toxina botulínica para alisar a região e prevenir a formação de marcas.
O uso desta substância é mais comum é em locais com rugas pela movimentação de músculos, como na face, para dar um aspecto mais jovial. Todavia, a aplicação da técnica no saco escrotal tem crescido entre homens insatisfeitos com a aparência do órgão.
"A toxina atua na fenda sináptica, que é onde o nervo chega até o músculo e passa a informação de que ele deve contrair. Ela age nessa fenda impedindo a liberação de um neurotransmissor chamado acetilcolina e, sem ele, o músculo não contrai, portanto ele relaxa e não produz rugas na pele", explicou o doutor em dermatologia Abdo Salomão Jr, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em entrevista ao jornal O Globo.
Os efeitos colaterais costumam envolver dor leve na região, dormência moderada, inchaço na área, hematomas ao redor do local da injeção e uma leve sensação de aperto no escroto. Ainda deste modo, especialistas destacam que, por ser uma região sensível e conter estudos escassos sobre a aplicação, há riscos mais sérios envolvidos na prática.
"Não existem estudos científicos que comprovem nem a eficácia nem a segurança do scrotox para essa finalidade estética. Além disso, a ação do botox é principalmente no músculo, e não na pele", acrescentou Salomão. "Então, de qualquer forma, o efeito é pobre, uma vez que ali não há uma musculatura que contraia a bolsa escrota", detalhou.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

