(foto: iStock)Câncer de pênis leva a quase 600 amputações por ano no Brasil, aponta dados
Cerca de quase 600 amputações de pênis são registrados por ano no Brasil registra, de acordo com dados do Ministério da Saúde compilados pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), tendo como principal causa o câncer de pênis.
O levantamento feito pela SBU mostra que, entre 2015 e novembro de 2024, foram contabilizadas 5.851 amputações do órgão, uma média de 580 procedimentos por ano.
No mesmo período, ocorreram cerca de 22.212 internações hospitalares em decorrência da doença, cerca de 2,2 mil por ano. Etre 2014 e 2023, foram registradas 4.502 mortes associadas ao câncer de pênis, o que representa aproximadamente 450 óbitos anuais.
O médicos apontam que a incidência da doença é maior em homens a partir dos 50 anos, embora também possa atingir pessoas mais jovens. Entre os principais sinais de alerta estão feridas que não cicatrizam, sangramentos sob o prepúcio, secreção com odor intenso, alteração na cor ou espessamento da pele da glande e presença de nódulos na virilha.
Entre os fatores de risco estão a higiene íntima inadequada, fimose sem tratamento, infecção pelo vírus HPV, tabagismo e condições socioeconômicas desfavoráveis, que dificultam o acesso à informação e ao atendimento médico.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

