Saiba mais

Comitê de Saúde LGBTIA+ volta a atuar sete anos após extinção no governo Bolsonaro

Governo reativa Comitê Técnico Nacional de Saúde LGBTIA+, que estava pausado desde 2019
02/10/2025 10:44
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
Comitê de Saúde LGBTIA+ volta a atuar sete anos após extinção no governo Bolsonaro(foto: iStock)

Comitê de Saúde LGBTIA+ volta a atuar sete anos após extinção no governo Bolsonaro

O Comitê Técnico Nacional de Saúde LGBTIA+ foi reativado após sete anos de trabalhos suspensos. O núcleo teve sua reativação anunciada na última terça-feira (30), com o acompanhamento de ações que assegurem e amplifiquem direitos das pessoas representadas pela sigla no Sistema Único de Saúde (SUS).

O comitê é composto por 27 movimentos sociais e associações e responsável por ações como: garantia da equidade da população LGBTIA+ no acesso à saúde e ao SUS, monitoria de Política Nacional de Saúde Integral LGBT, articulações e ações pactuadas entre o Ministério da Saúde.

Criado em 2003, Comitê Técnico Nacional de Saúde da População Lésbica, Gay, Bissexual, Travesti, Transexual, Intersexo, Assexual e Outras havia sido extinto em 2019, quando o decreto do então presidente Jair Bolsonaro (PL) extinguiu comitês, grupos de trabalho e conselhos criados até 2018.

Para Ana Luiza Caldas, secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, "a participação social é fundamental para o funcionamento do SUS, para que todas as vozes sejam ouvidas e suas necessidades acolhidas, a fim de aprimorar políticas de saúde e oferecer um cuidado qualificado, com respeito à diversidade de gênero e à orientação sexual".

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram