(foto: iStock)Especialista reforça importância da prevenção contra ISTs durante o Carnaval
A chegada da aguardada época do Carnaval é marcada não só pela folia, como também pela liberdade sexual ainda mais aflorada nos quatro cantos do país. Consequentemente, a busca por preservativo também ocorre, e colocam milhares de pessoas em risco, também, de contraírem infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e HIV.
Dentro da prevenção combinada, o uso de preservativosexterno e interno, associado ao gel lubrificante, segue sendo um dos pilares centrais para uma vivência sexual mais segura, prazerosa e responsável nesse período.
Segundo o infectologista Dr. Álvaro Furtado, a mandala da prevenção não é uma regra rígida, mas um conjunto de estratégias que precisam ser conhecidas e incorporadas ao cotidiano das pessoas. “Ela reúne tudo aquilo que quem tem vida sexual ativa deve conhecer e implementar na própria vida, antes, durante e depois do Carnaval”, explicou, em entrevista à Agência Aids.
Para o especialista, o Carnaval deixa em explícito o aumento da liberdade sexual. “As pessoas vão para os blocos, se conhecem, têm mais facilidade de ter atividade sexual. Isso é um fato histórico do nosso país. Mas liberdade precisa conversar com responsabilidade”, afirmou.
O infectologista compara a estratégia de prevenção a um “abadá da prevenção”. “É como abrir a pochete e ter tudo ali dentro: camisinha, gel lubrificante, testagem, PrEP, PEP e vacina. Não existe só camisinha. Existem várias ferramentas que, combinadas, funcionam muito melhor”, destacou. Os preservativos externo e interno seguem como ferramentas altamente eficazes na prevenção do HIV e de outras ISTs, desde que utilizados corretamente e em todas as relações.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

