Governo de Fiji declara surto nacional de HIV diante de aumento de infecções
O número de casos de HIV em Fiji, país localizado no Pacífico Sul, cresceu de forma drástica ao longo dos últimos dez anos, atingindo mais de 1.000% de aumento.
Em 2024, foram registrados 1.583 novos casos, destacando um crescimento exacerbado em relação aos anos anteriores. A epidemia é impulsionada principalmente por práticas de risco associadas ao uso de drogas injetáveis e pela prática conhecida como bluetoothing.
Em janeiro deste ano, o governo de Fiji oficializou um surto nacional de HIV para combater essa crise. O aumento dos casos está estritamente relacionado a comportamentos de alto risco e a uma infraestrutura de saúde insuficiente para controlar a situação.
O uso de drogas injetáveis está intimamente ligado à disseminação do HIV em Fiji. As farmácias, sob supervisão rigorosa, requer receita médica para a compra de seringas, o que torna difícil o acesso a materiais de injeção seguros.
Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.