(foto: iStock)Imunoterapia mostra potencial em tratamento de longo prazo contra o HIV, aponta estudo
Uma nova pesquisa científica realizada nos Estados Unidos apontou que a imunoterapia, abordagem que “treina” o sistema imunológico do paciente para combater uma doença, pode ser uma técnica promissora para desenvolver uma cura para o HIV, ou pelo menos um tratamento de longo prazo eficaz.
No estudo, publicado na revista Nature, uma combinação experimental de imunoterapias fez com que o nível do vírus no sangue de sete pacientes ficasse baixíssimo por meses, mesmo sem o uso diário de medicamentos antirretrovirais.
Apesar de limitado e não ter descoberto a cura definitiva, o experimento traz uma premissa para novos tratamentos, segundo os cientistas responsáveis. A nova abordagem combinou três tipos de imunoterapias distintas para tentar turbinar o sistema imunológico de dez pacientes com HIV. Primeiro, os cientistas aplicaram uma vacina que tenta estimular as– células de defesa capazes de neutralizar vírus a irem à caça do HIV no corpo do paciente.
Posteriormente, os voluntários receberam um coquetel de anticorpos contra o patógeno e um medicamento feito para fortalecer o sistema imunológico. Por fim, veio mais uma aplicação de anticorpos. Todo o processo levou meses, e após a intervenção, os participantes do estudo pararam de tomar os medicamentos diários.
Os resultados indicam que a combinação pode ser um caminho a ser aprimorado para um tratamento de longo prazo, que dispense o uso contínuo e diário de medicamentos. Segundo os pesquisadores, é possível que a abordagem possa ser calibrada até para se atingir uma cura no futuro.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

