Jovens são maioria no uso das máquinas de PrEP no metrô de São Paulo
Os jovens de 5 a 29 anos representam 46,1% dos usuários que mais fazem uso das máquinas de PrEP (profilaxia pré-exposição) instaladas nas estações Vila Sônia, Luz, Consolação e Santana do Metrô de São Paulo, de acordo com dados divulgados pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde).
A iniciativa oferta medicamentos de prevenção contra o HIV de forma prática, gratuita e automatizada, como PrEP, PEP (profilaxia pós-exposição) e autotestes de HIV.
As máquinas, que estão em funcionamento há pouco mais de um ano e pioneira na América Latina, são semelhantes às de refrigerantes e salgadinhos, e funcionam mediante ao uso de um QR Code obtido após prescrição médica em teleconsulta pelo aplicativo e-saúde, da prefeitura.
Além do público jovem, pessoas de 30 a 39 anos representam 41,5% dos usuários que mais fazem retiradas, enquanto 10% têm entre 40 e 49 anos e apenas 2% são maiores de 50 anos. Atualmente, a cidade de São Paulo reúne cerca de 70,1 mil pessoas com cadastro ativo para retirada dos medicamentos.
Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.