Saúde

Novembro Azul: especialista desmente mito sobre testosterona e câncer de próstata

Entenda como testosterona, insulina e estilo de vida influenciam a saúde
28/11/2025 09:24
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
Novembro Azul: especialista desmente mito sobre testosterona e câncer de próstata(foto: iStock)

Novembro Azul: especialista desmente mito sobre testosterona e câncer de próstata

O mês de novembro, conhecido por conscientizar sobre o combate ao câncer de próstata, motivado pela campanha do Novembro Azul, traz uma visão de um especialista sobre a relação do hormônio masculino, a testosterona, com a doença.

Além da testosterona, existem outros hormônios que influenciam a saúde da próstata, principalmente os que se relacionam com alimentação, peso e resistência à insulina, segundo Francisco Tostes, sócio do Instituto Nutrindo Ideais, especialista em medicina do esporte, atuante em endocrinologia, Mestre em Bioquímica fisiológica.

Segundo o profissional de saúde, durante muito tempo se acreditou que “a testosterona causa câncer de próstata”, mas a ideia veio do fato de que o tratamento do câncer avançado muitas vezes envolve bloquear os hormônios masculinos. “Mas hoje sabemos que isso é um mito”, disse ele.

Os estudos modernos mostram que ter testosterona normal ou até mais alta dentro dos limites saudáveis não aumenta o risco de desenvolver câncer de próstata. Mas, o que realmente acontece é que o tumor depende da testosterona para crescer depois de já existir, mas a testosterona não é a causa do câncer.

O principal exame usado para detectar alterações na próstata é o PSA, que deve ser feito regularmente junto com a avaliação médica, além de toque retal, exames de imagem como o ultrassom ou a ressonância da próstata. Além disto, é avaliado o perfil hormonal completo e o metabolismo (glicose, colesterol, fígado, rins).

No tratamento do câncer de próstata, muitas vezes é preciso bloquear a testosterona e isso causa mudanças importantes no corpo. “Atividade física e alimentação correta fazem uma diferença enorme. Treinos de força ajudam a preservar os músculos e os ossos, enquanto uma alimentação rica em proteínas, vegetais, cálcio e vitamina D ajuda a manter o metabolismo ativo e o peso sob controle”, afirmou Tostes.

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram