Saiba mais

Pesquisa testa PrEP mensal como nova estratégia de prevenção ao HIV

PrEP mensal pode ampliar prevenção ao HIV, diz estudo internacional
17/01/2026 12:00
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
Pesquisa testa PrEP mensal como nova estratégia de prevenção ao HIV(foto: iStock)

Pesquisa testa PrEP mensal como nova estratégia de prevenção ao HIV

Um estudo internacional apontou que o uso da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) pode ser feita com apenas uma dosagem.

A pesquisa envolvendo 16 países e que terá a participação de São Paulo, por meio da Casa da Pesquisa do CRT – Centro de Referência e Treinamento do Estado de SP, na Vila Mariana, receberá os primeiros voluntários, e terá duração prevista de cerca de três anos, com atendimentos mensais e acompanhamento médico especializado.

A expectativa é que, se os resultados forem positivos, a nova PrEP mensal ajude a ampliar a adesão à prevenção, de modo a reduzir ainda mais as novas infecções por HIV.

Desde que a PrEP passou a ser oferecida pelo SUS, as taxas de infecção pelo HIV têm caído em muitas regiões do Brasil, os números da capital, por exemplo, estão em queda há oito anos consecutivos, de acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde.

A PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) é uma estratégia de prevenção em que pessoas que não vivem com HIV tomam medicamentos antirretrovirais para reduzir significativamente o risco de infecção em relações sexuais. Para a detecção, será testado um medicamento de uma classe de remédios que age em uma etapa importante do ciclo de replicação do HIV dentro do corpo.

Para a equipe da Casa da Pesquisa do CRT-SP, o principal objetivo é ampliar de forma concreta as alternativas de prevenção. “A nossa maior expectativa é oferecer mais opções reais de prevenção ao HIV. A gente sabe que o comprimido diário funciona, mas nem sempre cabe na rotina de todo mundo. Este estudo internacional quer entender se uma PrEP mensal pode ser segura, eficaz e mais prática para as pessoas”, afirmou Vinicius Francisco, coordenador de comunicação.

Em caso dos resultados forem positivos, o impacto pode ser amplo: “Se os resultados forem positivos, podemos ter um avanço importante: menos infecções, mais acesso e alternativas que respeitem as diferentes rotinas e formas de viver. No fim das contas, queremos que a prevenção seja algo simples, acessível e possível para quem realmente precisa”, disse.

Assuntos

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram