Confira!

Saúde no Carnaval: 5 dicas para curtir a folia e se prevenir do HIV

Especialista defende informação para prevenção durante a folia
14/02/2026 15:00
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
Saúde no Carnaval: 5 dicas para curtir a folia e se prevenir do HIV(foto: iStock)

Saúde no Carnaval: 5 dicas para curtir a folia e se prevenir do HIV

Com a chegada do Carnaval, a maior festa popular do país provoca um fervo ainda maior nos quatro cantos entre milhares de foliões que ocupam as ruas. Além disto, o reforço na prevenção combinada ao HIV é ainda mais essencial para garantir uma folia livre de eventuais preocupações.

A prevenção ao vírus é ainda maior mediante o avanço de métodos que podem oferecer maior autonomia ao folião. De acordo o Ministério da Saúde, a prevenção combinada é a estratégia mais eficaz, unindo diferentes métodos para que cada pessoa escolha o que melhor se adapta à sua rotina.

"O Carnaval é um período de alta interação social, e a saúde preventiva não pode ser negligenciada. O objetivo é que a informação chegue de forma clara, permitindo que a proteção seja uma escolha ativa e consciente, e não uma barreira para a diversão", afirma o infectologista Jucival Fernandes, gerente médico da GSK/ViiV Healthcare.

Sabendo disto, confira cerca de cinco dicas essenciais para curtir o Carnaval da melhor forma, e sem riscos de contraiar doenças, dados pelo profissional:

  1. A PrEP é uma estratégia que consiste no uso de antirretrovirais (ARV) antes da exposição para reduzir o risco de infecção pelo HIV. A PrEP Oral pode ser encontrada de duas formas: contínua, com o uso diário, ou sob demanda, esta última consiste em doses específicas antes e após a relação sexual.
  2. A eficácia da PrEP não é imediata após a primeira dose. Segundo protocolos de saúde, o tempo de início da proteção varia de acordo com o tipo de exposição e o medicamento utilizado.
  3. A PrEP, seja oral ou injetável, previne apenas o HIV, não oferecendo proteção contra outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis, clamídia ou hepatites.
  4. Se durante a folia ocorrer uma situação de risco, como o rompimento do preservativo, o folião deve buscar imediatamente a PEP (Profilaxia Pós-Exposição). O tratamento dura 28 dias e está disponível em unidades de pronto atendimento e serviços especializados de saúde.
  5. Antes de cair nos blocos, realizar a testagem para HIV e outras ISTs é essencial. Muitas cidades ofertam Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e unidades móveis durante o Carnaval para facilitar o acesso.

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram