Confira!

Uso de plug anal: especialista explica riscos e cuidados no uso durante o sexo

Uso do brinquedo exige atenção à lubrificação e à trava de segurança
18/01/2026 18:00
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
Uso de plug anal: especialista explica riscos e cuidados no uso durante o sexo(foto: iStock)

Uso de plug anal: especialista explica riscos e cuidados no uso durante o sexo

O uso de plug anal pode ser uma ótima ferramenta no ato do sexo anal para quem possui curiosidade de aderir a prática. Todavia, mesmo com amanhos diferentes, texturas e funções de vibração, há dúvidas acerca do nível de riscos causados à saúde.

Luana Lumertz, educadora sexual e cofundadora da sexshop Egalité, explicou que, de início, um ótimo facilitador é o uso de plugs menores. “Aquele plug convencional de silicone é uma ótima porta de entrada. E se estiver com medo dele entrar mais que o necessário, compre um com uma trava de segurança maior”, indicou, em entrevista à revista Cláudia.

Apesar do metal ser um pouco mais pesado, o que realmente interfere na sensação é a temperatura do objeto. “Um plug de metal vai dar aquela sensação mais geladinha. Se você não curtir tanto, dá super para colocá-lo na água quente para deixar morninho. O mesmo vale para o de vidro. Só cuidado para não deixar muito quente, pois isso pode dar vontade de evacuar”, disse.

Uso de lubrificantes

Apesar de ser muito importante lubrificar a entrada do ânus, a região anal e o plug, evite lubrificantes que esquentem a região. Além de também potencializarem a vontade de evacuar, as altas temperaturas podem provocar uma queimação muito desconfortável. “Lubrificantes geladinhos podem dar um grande ‘help’ no relaxamento”, declarou.

Como usar da forma ideal?

Para garantir que o prazer seja completo, a educadora sexual alerta que jamais deve ser introduzido o plug para além da trava de segurança. A força do ânus é bastante potente, e caso ocorra alguma contração involuntária, o objeto pode entrar no canal. Em alguns casos, a remoção acontece apenas através de cirurgias.

Riscos à saúde?

Acerca dos riscos à saúde, pessoas com hemorroida ativa precisam ao menos falar com um médico antes de fazer uso dos plugs. De forma geral, esses brinquedinhos podem ser utilizados por todas as pessoas. “Precisamos aceitar que essa é uma parte do corpo como qualquer outra e podemos sim sentir prazer com ela”, concluiu.

Assuntos

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram