(foto: iStock)Testagem de ISTs em territórios indígenas cresce 47% em quase quatro anos
O Ministério da Saúde comunicou, na última segunda-feira (5), que fez a distribuição de mais de 1 milhão de testes rápidos para a detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em territórios indígenas ao longo de 2025, ao qual houve um aumento de 25% em comparação com 2022.
A ampliação da oferta de exames contou com o apoio dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) e resultou em um crescimento de 47% na cobertura da testagem para HIV/Aids nas comunidades indígenas desde 2022. Apenas entre 2024 e 2025, a cobertura para HIV e outras ISTs avançou 63,62%.
Para o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, a estratégia é fundamental por ampliar e qualificar o diagnóstico precoce, melhorar o acesso ao tratamento e reduzir a transmissão das infecções. Segundo ele, as ações também buscam identificar a carga de doenças nos territórios indígenas.
Além dos testes, as iniciativas incluem a distribuição de preservativos nos territórios indígenas, com o objetivo de fortalecer as estratégias de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

