(foto: iStock)VAIDS? Desinformação sobre vacinas e HIV coloca saúde pública em risco
Com as ações de combate durante o Dezembro Vermelho, uma campanha destinada à conscientização, prevenção e combate ao HIV/Aids, especialistas e instituições de saúde chamam atenção para a circulação de uma fake news nas redes sociais sobre "VAIDS".
O termo é, na verdade, uma sigla inexistente para uma suposta “Síndrome de Imunodeficiência Adquirida por Vacina”, que não possui qualquer base científica.
De acordo com informações publicadas pelo Ministério da Saúde, não há evidências de que vacinas causem imunodeficiência. A Aids é uma condição causada exclusivamente pelo HIV, vírus que ataca o sistema imunológico.
As vacinas, por sua vez, não possuem HIV e não tornam ninguém mais vulnerável à infecção. A autoridade reforça que espalhar informações falsas compromete a saúde pública, enfraquece campanhas de vacinação e coloca vidas em risco.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

