(foto: iStock)Vereadora do PT conquista emenda que aprova recursos ao ambulatório trans de Florianópolis
A Câmara Municipal de Florianópolis aprovou, nesta última terça-feira (16) a Lei Orçamentária Anual (LOA), com emendas parlamentares da vereadora Carla Ayres (PT), que destina R$ 300 mil ao ambulatório trans da cidade.
Os recursos em questão serão aplicados na contratação de uma pessoa fonoaudióloga, na manutenção e readequação da unidade, além da capacitação dos profissionais de saúde para atendimento da população LGBTQIAPN+ na rede pública municipal.
Para Carla Ayres, a aplicação dos recursos potencializa o equipamento que é referência em Santa Catarina, e que, ao longo de 2025, realizou 1.588 consultas médicas, 385 de enfermagem e 260 atendimentos psicológicos, beneficiando 886 pessoas.
“O ambulatório trans tem sido um importante instrumento pela garantia dos direitos e do acesso à saúde da população trans da nossa cidade, contudo, a sua estrutura ainda é modesta diante das necessidades e particularidades desta população. Nosso intuito, com a destinação desses recursos é o de ampliar os serviços prestados, assegurar a continuidade dos atendimentos e garantir que a população trans seja acolhida da melhor forma possível”, destacou a vereadora.
Carla Ayres ainda destacou a possibilidade dos recursos permitirem a efetivação da lei de acolhimento apresentada por ela e aprovada na Câmara Municipal: "Em 2023, a Câmara aprovou o nosso projeto de lei que cria a Política Municipal de Atenção, Apoio e Acolhimento de Pessoas LGBTI+ em Situação de Violência e/ou Vulnerabilidade, propondo uma série de diretrizes para assegurar um atendimento adequado às pessoas LGBTI+ nos equipamentos públicos do município. Com a destinação dos recursos, podemos iniciar a implementação desta lei, assegurando a capacitação para os profissionais da rede pública municipal de saúde", disse.


Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

