Cultura

Globo Livros lança Trans - Histórias reais que ajudam a entender a vida das pessoas trans desde a infância

Livro de Renata Ceribelli e Bruno Della Latta é baseado na série "Quem sou eu?", do Fantástico, vencedora do Prêmio Vladimir Herzog

Livro LGBT
Livro LGBT (Foto: ilustrativa)

Para incentivar mais a representatividade em todos os segmentos, o Livro de Renata Ceribelli e Bruno Della Latta é baseado na série “Quem sou eu?”, do Fantástico, vencedora do Prêmio Vladimir Herzog. O trabalho surge para romper barreiras com empatia e inteligência. A Globo, então, Livros lança Trans – histórias reais que ajudam a entender a vida das pessoas transexuais desde a infância.

“Nosso objetivo com a série era justamente fazer o público entender que as pessoas trans não podem ser marginalizadas simplesmente por terem nascido assim”, enfatiza Renata Ceribelli. O trabalho é uma obra de Renata e Bruno Della Latta, ambos jornalistas.

Montamos um retrato das pessoas que questionam seu gênero hoje, com todos os seus conflitos, seus dramas, suas lutas, suas derrotas e suas vitórias”, comenta Bruno acerca do projeto.

 “O Brasil é o líder no ranking mundial de assassinatos de pessoas trans e também é a nação que mais consome pornografia trans no mundo. E por que eu apresento esses dois dados? Para mostrar o lugar em que a sociedade nos enxerga, e compulsoriamente nos coloca. Dessa forma, fica mais evidente o porquê de nos considerarem à margem da sociedade, e facilita entender as vivências que você lerá a seguir, como a minha, e a importância em ocuparmos outros espaços, como ocupei, por exemplo, como consultora da série de um programa do porte do Fantástico. Você verá que minha trajetória não foi fácil e que ser a consultora da série foi uma de tantas vitórias que obtive na vida”, diz Bárbara  Aires, consultora de gênero, que esteve à frente  durante toda a produção da série junto a equipe do Fantástico.