Bem-sucedido e casado há décadas com Louis Plànes, o apresentador Benjamin Cano resolveu conceder algumas dicas sobre filmes com temáticas LGBT+, especialmente para o mês do Orgulho. Os longas são uma boa oportunidade para conferir como a França retrata a homossexualidade.
Os Camarões Brilhantes (Les Crevettes pailletées) – 2019
Nesta comédia, Mathias é um campeão olímpico de natação conhecido por atitudes homofóbicas. Após fazer uma declaração ofensiva na TV, ele recebe como ‘castigo’ a tarefa de treinar o time gay de polo aquático Camarões Brilhantes para o Queer Games na Croácia, os “Jogos Olímpicos gays”. O filme é fofo, divertido e faz até os olhos marejarem em algumas cenas.
Loucas Noites de Batom (Pedace Douce) – 1996
Adrien Aymar é um executivo de um banco. Para fechar um contrato milionário, ele precisa participar de um jantar na casa do patrão, Alexandre Hagutte. Para esconder a orientação sexual, convida a amiga Eva para fingir que é sua esposa. Apesar de casado, Alexandre fica encantado por Eva. Diversos mal-entendidos e desencontros acontecem no filme.
Um Banho de Vida (Le grand bain) – 2018
Depois de usar uma série de medicamentos que não surtiram nenhum efeito para a depressão, Bertrand, que está no auge dos 40 anos, começa a frequentar a piscina municipal do seu bairro em que vive. Lá, ele conhece outros homens com histórias semelhantes. O grupo se junta e forma uma equipe de nado sincronizado masculino, algo incomum dentro do esporte.
Gaiola das Loucas (La cage aux folles) – 1978
O filme baseado na peça homônima narra a chegada de Laurent Baldi à casa dos pais, um casal homossexual formado por Renato, o gerente de uma boate drag de Saint-Tropez, e Albin, a atração principal do estabelecimento. Laurent volta para casa para anunciar que está noivo de Andrea, filha de Simon, um político ultraconservador que casa sua filha para fazer a mídia esquecer um escândalo sexual do seu partido, sem conhecer a família do noivo.
Gazon maudit (Uma Cama para Três) – 1994
O filme conta a história do casal Lauren, um agente imobiliário, e Loli, uma dona de casa. Loli não sabe que seu marido é infiel, mas um dia conhece Marijo, uma lésbica que trabalha como DJ. Logo, elas passam a ter um caso, que é descoberto pelo seu marido. Um certo dia, Laurent tem seus casos românticos revelados acidentalmente pelo amigo Antoine. Como esse fato parece justificar a relação entre as duas mulheres, Marijo se muda para a casa deles.