No mês do Orgulho LGBT, data efeméride quando, em 28 de junho de 1969, um grupo de policiais de Nova York fez uma rotineira e violenta batida no Stonewall Inn, bar onde a hostilização e abusos policiais eram frequentes. E a comunidade, que sempre se calava diante do tratamento indigno oriundo de grupos majoritários, resolveu reagir. Data continua trazendo muitas atividades voltadas à diversidade à tona.
O ex- Coordenador da Diversidade Sexual da prefeitura do Rio ( 2017-2020), Nélio Georgini, recebeu o título de Cidadão Benemérito da Cidade do Rio, na manhã desta segunda-feira(28).
Com os protocolos de segurança seguidos à risca, o título foi recebido no espaço Palco Lapa. Nélio usou o seu espaço e sua voz para trazer à tona melhorias para comunidade, de forma geral.
“O Papel do gestor público não é protagonizar, é possibilitar que outros sejam protagonistas com suas múltiplas vozes”. O advogado é membro permanente da Comissão de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados Brasileiros( IAB) e atual gestor de Projetos Especiais da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda( Setrab).
Georgini inaugurou o primeiro abrigo público do mundo para comunidade LGBT, o CPA IV, no centro do Rio, e lançou o programa Trans+Respeito para população transexual, que foi reconhecido a nível internacional.