O Projeto Cinema Mundo, que tem como objetivo produzir debates a respeito das áreas de cinema, arte e da representação, irá realizar sua terceira live do ciclo “cinema LGBTQIA+”. A live ocorrerá na próxima quinta-feira (7) e irá debater a respeito do filme dirigido por Wanuri Kahiu, Rafiki, lançado no ano de 2018.
Participarão do evento a designer e editora de vídeos Amanda Rauber Rita, a escritora Daniela Stoll e Sol Guiné, além de contar com a mediação de Renata Santos. O debate acontecerá às 19h através do próprio perfil do Projeto Cinema Mundo no Instagram.
Rafiki conta a história de um romance vivido por duas mulheres em um país conservador, que ainda considera a homossexualidade um crime. Kena e Ziki, iniciam o filme sendo apenas grandes amigas, mas acabam se envolvendo romanticamente e precisam decidir se enfrentarão as leis de seu país ou se irão se afastar para que possam viver uma vida segura.
O filme de Christopher Wessels, lançado em 9 de maio de 2018 foi o primeiro filme queniano a ser exibido durante o festival de Cannes. O longa-metragem também se tornou o primeiro filme LGBTQIA+ a ser banido do país devido as rígidas leis que existem no Quênia. As autoridades do país chegaram a pedir que o final do filme fosse alterado por retratar um cenário muito esperançoso e positivo.