Nesta segunda-feira (11), a Globoplay realizou o lançamento da minissérie documental “Orgulho na Tela”, que reúne personagens LGBTQIA+ que estiveram presentes em programas exibidos pela Rede Globo. Para a surpresa de muitos, a nova produção faz uma revelação bombástica envolvendo o corte da cena de beijo gay de uma das suas telenovelas.
Em 2005, ano em que a novela das 21h, “América”, de Glória Perez, estava sendo exibida, o público esperava ansiosamente por um acontecimento específico. O beijo gay entre os atores Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro, que deram vida aos personagens Júnior e Zeca.
No entanto, o tão esperado momento nunca aconteceu de fato, o que causou uma certa decepção para aqueles telespectadores que estavam torcendo por isso. A verdade é que a cena foi gravada pelos atores cerca de sete vezes, porém, a emissora optou por não a levar ao ar, “A gente criou uma expectativa, estávamos torcendo para que isso acontecesse. Eu como artista, e sendo gay, colocar isso na roda seria incrível” relatou Erom.
“A repercussão de não ter tido o beijo gay foi muito grande. As pessoas ficaram indignadas. E eu fui bem criticada por isso, como se tivesse alguma coisa a ver. A verdade é que eu também fiquei muito triste” declarou a roteirista e produtora Glória Perez. A minissérie “Orgulho na Tela” conta que todos os materiais gravados, mas que não foram usados nas produções da emissora, são deletados de seus arquivos, o que torna impossível o sonho de que um dia a cena pudesse vir a ser exibida.