O Brasil se despede de Nelson Freire, de 77 anos, que morreu em casa. A Orquestra Sinfônica Brasileira refere-se a ele como um dos maiores orgulhos do Brasil. O artista faleceu na madrugada deste dia 1, e a causa da morte não foi divulgada para imprensa.
Nelson Freire deixa o marido, o médico Miguel Rosário, e um irmão. A perda foi lamentada, também, por todos os amantes da beleza da música clássica.
O corpo do pianista será velado nesta terça-feira (2), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A despedida será aberta ao público, das 11h às 16h, no foyer do espaço.
Conforme informações, ele foi um garoto prodigioso que começou a tocar aos três anos de idade, reproduzindo peças que a sua irmã tocava. Ao 12 anos, foi finalista do primeiro Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro.
No vídeo, feito pelo perfil Clássico dos Clássicos, ouvimos o pianista interpretando o Choros nº 5 (“Alma Brasileira”), de Villa-Lobos, peça que homenageia os “chorões”, passando pela viola sertaneja, até os ritmos afro-brasileiros.