No dia 26 de outubro, a cidade de Serra Talhada e os outros municípios que integram a XI Geres, discutiram a respeito da implantação de políticas de saúde pública voltadas à comunidade LGBTQIA+. A Secretaria Estadual de Saúde é a responsável pela ação, juntamente com o fisioterapeuta Luiz Valério Soares, coordenador da Política Estadual de Atenção à Saúde LGBT.
O debate teve como tema “Lugar da população LGBT na saúde”, a reunião foi ministrada pelo gestor estadual com a participação de Suzana Elivadias, coordenadora do Espaço Trans. Durante sua fala, Suzana ressaltou a atenção para o processo transexualizador e a hormônioterapia dentro do Sistema Único de Saúde, o evento também contou com a presença dos coordenadores municipais da pauta.
Em conversa com o Farol Notícias, Luiz Valério disse estar contando com a participação da população e dos movimentos LGBTs da cidade. “Nós estamos aqui para fazer com que os municípios de Serra Talhada capitalizem os municípios para diminuir os dados de mortes e adoecimento dessa população inerentes ao preconceito, retrocesso político, fundamentalismo religioso e discurso de ódio que tem exposto essa população a dados gravíssimos. Fomos a Floresta que já está implantando o seu ambulatório, que atenderá Itacuruba e Carnaubeira da Penha também. Queremos ampliar para toda a regional” disse o coordenador.
A coordenadora do Comitê Regional Técnico de Saúde LGBT de Serra Talhada, afirmou que XI Geres está tratando para a criação do ambulatório na Capital do Xaxado. Ela também informou que irá realizar formações com profissionais da saúde a fim de garantir um atendimento adequado ao público LGBTQIA+.