A Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS), da Prefeitura de Belém, abriu as inscrições para o primeiro casamento comunitário da comunidade LGBTQIA+. A ação irá realizar a união oficial de 20 casais, a cerimônia acontecerá no dia 11 de dezembro, na praia do Farol, no distrito de Mosqueiro, às 17h.
“O nosso objetivo é possibilitar que casais LGBTs tenham acesso ao casamento civil, por ser uma forma de resistência, já que estamos vivendo diversos retrocessos em relação à pauta do combate a lgbtfobia” ressaltou Jane Patrícia, coordenadora da CDS, segundo informações divulgadas pelo G1.
Os interessados em participar do casamento comunitário, poderão se inscrever gratuitamente até o dia 12 de novembro, na sede da CDS. A sede fica localizada no Mercado de Carnes Francisco Bolonha, em frente ao Solar da Beira, no Complexo do Ver-o-Peso. A ação é uma parceria da Coordenadoria de Diversidade e do projeto Márcia Guimarães.
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), entre janeiro e maio deste ano, 47 casos de homofobia e quatro homicídios de pessoas da comunidade LGBT, foram registrados. Ainda segundo os dados da Segup, 71 pessoas sofreram episódios de homofobia e foram registrados nove homicídios no município de Belém, no ano de 2020.