Política

Drag queen Ruth Venceremos quer ocupar Câmara dos Deputados

“O Movimento percebeu que não dá para a gente fazer a dicotomia entre amar e lutar, entre o direito e o dever de existir…" diz Ruth

Ruth venceremos disputará vaga na Câmara dos Deputados
Ruth venceremos disputará vaga na Câmara dos Deputados (Foto: Hugo Barreto/ Metrópoles)

A drag queen Ruth Venceremos é uma das apostas do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) para as eleições de 2022. A artista que também é militante pela comunidade LGBT irá entrar na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados no Distrito Federal, em Brasília.

Ruth foi criada nas fileiras do MST desde os 13 anos, em uma entrevista concedida a revista Fórum, ela falou a respeito de como se sente fazendo parte do projeto do movimento. Para ela, a luta pelas questões de sexualidade e pela terra caminham juntas e por isso sua proposta política não será de “representatividade pela representatividade”

“O Movimento percebeu que não dá para a gente fazer a dicotomia entre amar e lutar, entre o direito e o dever de existir… não são movimentos de oposição. A emancipação tem que ser totalizante e isso passa por romper com valores da sociedade burguesa que nos vê como desvio” diz. A artista é coordenadora educacional do MST e diz que seu projeto a construção de uma educação emancipadora também fará parte de seu projeto.

“Esses ataques, principalmente do Escola Sem Partido, que é um movimento ideológico, esses ataques acabam reduzindo a função social da escola. E a escola é um espaço que deve ser democrático, espaço para a construção do debate, o espaço das noções de ciência e das artes e isso passa por questões como a da diversidade, o tema das mulheres… sabemos que há uma violência contra as mulheres que persiste na sociedade brasileira e a escola não pode estar indiferente a essas coisas” afirma. O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra está preparando o lançamento de pessoas ao redor do Brasil para as eleições de 2022.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários