A partir do dia 17 de novembro, o estado de Alagoas será a sede de debates a respeito do fortalecimento e criação de políticas públicas para a população LGBTQIA+. O evento também irá discutir sobre o enfrentamento à discriminação e à violência contra pessoas que fazem parte dessa comunidade em todo o território nacional.
A reunião acontecerá em Maceió, capital do estado, e será realizada entre os dias 17 a 19 de novembro, em um hotel na Jatiúca. O encontro conta com a presença de juristas, ativistas, pesquisadores e conselheiros de diversos estados, que iram debater a importância dos temas para a comunidade LGBT.
“A importância desse encontro nacional é centrada na reavaliação e análise da situação dos estados e dos conselhos de combate à discriminação no que se referem às políticas adotadas para os LGBTs, que veem constantemente seus direitos sendo retirados” diz Messias Mendonça, presidente do Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT de Alagoas.
Para a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, o estado de Alagoas está dando um grande passo para a criação de políticas públicas que visam a defesa dessa comunidade. “Enquanto o Governo Federal tem cerceado os trabalhos desenvolvidos em prol da comunidade LGBTQIA+, nós temos seguido na contramão, fortalecendo cada vez mais as entidades de base, o movimento social e nosso Conselho. Num país de altos níveis de violência contra essa comunidade, a proteção através de políticas públicas é uma urgência” afirma Maria.