O atleta Ian Matos, especialista em salto ornamental, morreu nesta terça-feira (21) após quase dois meses internado por conta de uma infecção pulmonar.
Ele chegou a apresentar evolução, mas piorou na noite de segunda-feira, dia 21, e acabou não resistindo.
Ian assumiu publicamente sua homossexualidade em 2014. Natural de Muaná, interior do Pará, o esportista despontou na modalidade ainda bem jovem. Ele conquistou a Taça e o Troféu Brasil, representou o país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e, em 2017, participou do 17º Campeonato Mundial de Salto Ornamental organizado pela Federação Internacional de Natação (FINA). Na época, Matos afirmou que a sua mudança para o Rio de Janeiro em 2014 foi o que o levou a se assumir em público.
Em 2017, participou de uma campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) chamada Livres & Iguais, para a promoção da igualdade de pessoas LGBT em todos os âmbitos sociais, inclusive nos esportes.
“É um movimento político de que a gente precisa. A comunidade LGBT precisa de pessoas falando ‘olha, eu sou gay e não tem nenhum problema com isso, eu sou uma pessoa como qualquer outra’”, afirmou o atleta na época, que ainda ressaltou “o ato de pessoas públicas estarem assumindo a sexualidade é um ato de representatividade”.