O influenciador Arthur Mancini abriu o jogo de forma educativa sobre o seu tratamento no canal anal. Arthur teve câncer e se diz feliz pelo fato de o procedimento ter sido consideravelmente rápido e exitoso.
Eu tratei um câncer no canal anal. Com radioterapia associada a quimioterapia.
O tratamento não foi fácil. Primeiro, fui levado ao centro cirúrgico pela proctologista para biopsia e remoção com margem desse corpo estranho, disse ao Observatório G.
Com o resultado, fiquei sabendo que era um tumor maligno, um carcinoma epidermóide infiltrativo.
Fui encaminhado ao oncologista e sou paciente do Dr. Newton Rodrigues, no centro paulista de oncologia, que me indicou quimioterapia e me encaminhou para o radioterapeuta Dr. Paulo de Moraes no Beneficência Portuguesa.
Lá comecei uma bateria de exames. Tive que procurar um cirurgião vascular para implantar um pot-a-cath até que enfim comecei o tratamento. Fiz 30 sessões de radioterapia associadas a 10 dias de quimioterapia.
Apesar de ser bem doloroso, me manter grog de tantos medicamentos e me causar muitos efeitos colaterais, impossibilitando muitas atividades do meu dia a dia, agora tudo parece resolvido, restando apenas um acompanhamento por mais algum tempo.
Fico feliz que o tratamento tenha sido relativamente rápido, foram cerca de quatro meses, desde o diagnóstico até a última sessão radioterapia. Graças a tecnologia existente hoje e também por termos descoberto logo no início.
Sempre cuidei muito do meu corpo e da minha saúde, fazendo exercícios e mantendo o check-up em dia.
Então senti a necessidade de abordar com o meu público a importância da saúde preventiva e de diagnósticos precoces. Quero alertar para que as pessoas se cuidem mais e que olhem mais para si e a saúde preventiva.
Além disso, a ideia é transmitir uma mensagem de paz e conforto para quem estiver passando por isso, pois não é nada fácil e representatividade é muito importante para nos mantermos fortes e seguirmos com o tratamento até o final, pois muitos desistem no meio, infelizmente.