Josuel Junior, artista brasiliense que já produziu grandes ensaios coletivos de nu artístico na capital, entende como “caça às bruxas” as diretrizes das redes sociais, que costumam censurar fotos de nudez.
O artista teve então uma ideia de ironizar essa censura em um novo ensaio fotográfico, que mostra a rotina de um casal registrada nas redes (com a padronização do que seria aceito nos feeds).
A parceria com o modelo Tácio Neves e o fotógrafo Beto Carvalho culminou em curiosas fotos que retratam a preocupação em adaptar conteúdos artísticos a esse padrão conservador das redes sociais.
“Já produzi ensaios fotográficos que contaram com 25, 50, 100 modelos no DF. Um deles, inclusive, foi clicado por Kazuo Okubo em plena Esplanada dos Ministérios. Os tempos eram outros. Por mais que houvesse sempre uma observância maior por parte das autoridades na hora de liberação de alvarás de uso de espaço público e do Juizado de Menores, que também observava se as leis estavam sendo cumpridas pela produção, havia também o respeito para com a manifestação artística, algo que no atual governo é algo bem mais difícil de mensurar e alcançar.“, explica Josuel ao Observatório G.
Para ver o ensaio na íntegra é necessário acessar o site do ator @josueljunior1.
*Todas as fotos são de Beto Carvalho.