natureza

Biólogos fazem primeiro registro homossexual em macacos-prego

Ao todo, foram quatro episódios de alguns segundos entre seis macacos diferentes

Foto
Foto - USP imagens / Eduardo Ottoni

De acordo com estudos do periódico científico Behaviour, os primeiros casos de homossexualidade em macacos-prego foram documentados e aconteceu no Brasil.

As evidência vieram à tona após observações no Parque Ecológico do Tietê, durante pesquisa sobre aprendizado social. Ao todo, foram quatro episódios de alguns segundos entre seis macacos diferentes, parte do grupo de 33 indivíduos da espécie Sapajus libidinosus, em São Paulo.

O caso foi espontâneo e aconteceu em meio à pesquisa de mestrado de Henrique Rufo, doutorando no Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia (IP) da USP.

Na ocasião, o especialista colocou uma ferramenta (caixa), com furos, justamente para analisar como os primatas iriam usufruir do objeto para se alimentar. Em dado momento, um macaco macho subiu em outro e começou os atos sexuais. Isso aconteceu 4x e foi documentado no artigo para aguardar mais evidências sistematizadas de homossexualidade nesta espécie.

Além disso, os casos observados incluem macacos juvenis montando em macacos adultos, o que pode levar a crer que não exista uma relação de estabelecer dominância na espécie.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários