Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Prevenção

Profilaxia Pré-Exposição ao HIV amplia acesso à prevenção

PrEP faz parte de uma estratégia completa de prevenção que inclui práticas sexuais mais seguras

Publicado em 18/06/2022

PrEP e PEP- Dois termos conhecidos, mas ainda, infelizmente, cercados por muito preconceito e desinformação. O protocolo do Ministério da Saúde, utilizado por Infectologistas, preceitua que a Profilaxia Pré-exposição, PrEP, consiste no uso correto de antirretrovirais (ARV) com intento de minimizar riscos de adquirir o HIV.

A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar seu organismo. Nesse sentido, é preciso que a tome diariamente para bloquear o vírus HIV e impedir a sua proliferação no corpo. 

Seu consumo é indicado para pessoas a partir de 15 anos e com peso igual ou maior que 35 kg. O tratamento funciona, de fato, após sete dias de uso para relação anal e 20 dias para o sexo vaginal. Os índices de eficácia variam de 96% a 99%, com baixa incidência de efeitos adversos como flatulências e náuseas.

Blanver Farmoquímica e Farmacêutica lançou a versão genérica da PrEPno SUS, em 2020. Nas farmácias, a PrEP também pode ser encontrada na sua versão similar. Está disponível em mais de 500 lojas da Raia Drogasil, Drogaria São Paulo, Farmácias Pague Menos, Clamed, Drogaria Araújo, Drogaria Nova Esperança, Farma Agora e Farmácia Popular, que vêm praticando preço médio de R$ 160.

“A comercialização da PrEP nas farmácias, somada à presença no SUS, representa uma grande via de acesso em favor da prevenção”, acredita o gestor comercial da Blanver, Caio Tibério.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade