veja

Rio LGBT+ Festival de Cinema agita Búzios nesta semana

A entrada é franca até exceder o limite de cadeiras do cinema

O festival exibirá filmes argentinos com temática LGBT
O festival exibirá filmes argentinos com temática LGBT

Com curadoria totalmente LGBT+, é com rodas de conversas, atrações musicais, performances, exposições de artes visuais, exibição de conteúdo audiovisual, o “Rio LGBT+ Festival de Cinema” é uma iniciativa do Consulado da Argentina e acontecerá na próxima quinta-feira (1/12) às 19h no Gran Cine Bardot, em Armação dos Búzios. 

A entrada é franca até exceder o limite de cadeiras do cinema, que está localizado na Travessa dos Pescadores, 88, no Centro. A classificação é para maiores de 18 anos.

“Em 2015 e 2016 realizamos um festival com filmes deste segmento na cidade, e foi muito interessante. Ter o Consulado da Argentina trazendo volta nossa arte no audiovisual é de grande importância para nosso município.” frisou Fernando Bertozzi, produtor do Pride Búzios.

Os filmes que serão exibidos são: Plaback – Ensayo de una despedida, Arder e Canela. Todos argentinos com temática LGBTQIA+.

? PLAYBACK. ENSAYO DE UNA DESPEDIDA

Em Córdoba, longe da capital Argentina, o fim de um regime militar promete uma primavera que não dura muito. “La Delpi” é a única sobrevivente de um grupo de mulheres trans e drag queens, que começaram a morrer de AIDS no final dos anos 80. Em uma cidade católica e conservadora, o Grupo Kalas fez suas armas e trincheiras com vestidos e playbacks improvisados. Hoje as imagens de uma filmagem única e desconhecida não são apenas uma carta de despedida, mas também um manifesto de amizade.

Direção: Agustina Comedi

Documentário/ 14min/ Argentina/ 2019

? ARDER

Niki e Maco se reúnem para jantar. Durante a noite elas têm um encontro sexual que as leva a experimentar diferentes estímulos até culminar no orgasmo.

Direção: Maitén del Valle

Ficção/ 15min/ Argentina/ 2021

? CANELA

Áyax Grandi, arquiteto 48 decidiu se tornar Canela. Este filme narra o parêntese na vida de Canela onde ela está dividida entre fazer uma cirurgia de redesignação de sexo ou não. Uma busca começa. Ela consulta profissionais de saúde, seus filhos e velhos amigos até perceber algo sobre seu desejo que ela realmente não esperava.

Direção: Cecilia del Valle

Documentário/ 1h 17min/ Argentina/ 2020