HIV

Dezembro Vermelho: cresce número de casos de Aids entre jovens de 15 a 24 anos

A infecção pelo vírus HIV é considerada uma doença crônica que conta com tratamento eficaz

DEZEMBRO VERMELHO
DEZEMBRO VERMELHO

A Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis foi intitulada de Dezembro Vermelho. Essa campanha é ancorada pela Lei nº 13.504, de 7 de novembro de 2017.

Segundo dados do Boletim Epidemiológico HIV/AIDS publicado recentemente pelo Ministério da Saúde, no Brasil, de 1980 até junho de 2022, foram diagnosticados mais de 1 milhão de casos de AIDS.

A boa notícia é que a taxa de detecção da doença apresentou redução de 26,5% em 2021, mas ainda há um número que desperta a atenção: a infecção em mais de 52 mil jovens entre 15 e 24 anos, de ambos os sexos, evoluiu para AIDS e isso mostra que o desenvolvimento da doença nessa faixa etária precisa ser observado com cuidado.

“Ter HIV não significa ter AIDS. Existem muitas pessoas com HIV que vivem anos sem apresentar qualquer sintoma. A AIDS ocorre em uma parcela das pessoas soropositivas, ou seja, que têm o vírus HIV, especialmente quando essas pessoas não fazem tratamento antiviral durante muitos anos”, explica a médica da Kipp.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários